(ENEM 2017) Rudolf Diesel patenteou um motor a combustão interna de elevada eficiência, cujo ciclo está esquematizado no diagrama pressão × volume.
O ciclo Diesel é composto por quatro etapas, duas das quais são transformações adiabáticas.
O motor de Diesel é caracterizado pela compressão de ar apenas, com a injeção do combustível no final.
Na transformação adiabática não há troca de calor ($Q=0$).
Essa transformação tem como característica uma certa relação de
proporcionalidade inversa
entre a pressão $P$ e o volume $V$.
Isto é,
\begin{equation}
PV^{\gamma} = \txt{constante} \implies P \propto \frac{1}{V^{\gamma}} \vg
\end{equation}
onde $\gamma$ é o coeficiente de expansão adiabática.
No diagrama de pressão × volume, essa relação implica em curvas com concavidades para cima.
Assim, as etapas $\mathrm{A} \to \mathrm{B}$ e $\mathrm{C} \to \mathrm{D}$ são adiabáticas e portanto não trocam calor.
Com isso eliminamos as alternativas a, b, c e d.
A alternativa restante é a e.
A etapa $\mathrm{B} \to \mathrm{C}$ é uma expansão pois o volume aumenta, isobárica pois a pressão permanece constante e o trabalho é realizado pelo calor transferido ao sistema.
Resposta: e.
Valeu!!!
ResponderExcluirDisponha. 😉
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