Na física e na matemática é muito comum haver proporção entre duas coisas. Estudaremos melhor, neste resumo, o que isso significa.
Definição
A proporcionalidade existirá sempre que duas variáveis estiverem relacionadas. Como exemplo, se essas variáveis estiverem representando as grandezas1 velocidade e tempo, podemos afirmar que o tempo de uma viagem de carro está relacionado com a velocidade do mesmo.
A princípio, podemos separar a proporcionalidade em dois tipos: a direta e a inversa; mas até o final deste resumo você verá que, além desses dois tipos, há outros tipos de proporção. Um fato é que, em qualquer um dos casos, utiliza-se o símbolo $\propto$ para evidenciá-la.
Proporção direta
A proporção direta ocorre sempre que as grandezas forem diretamente proporcionais: ao aumentar uma, a outra aumenta na mesma proporção; ao diminuir uma, a outra diminui na mesma proporção.
Dado um carro de aceleração nula, quanto maior a velocidade, maior o espaço percorrido,
\begin{equation*} \uparrow \txt{velocidade} \ \uparrow \txt{espaço percorrido} \vg \end{equation*}ou, quanto menor a velocidade, menor o espaço percorrido,
\begin{equation*} \downarrow \txt{velocidade} \ \downarrow \txt{espaço percorrido} \vg \end{equation*}e, portanto, a velocidade desse carro é diretamente proporcional ao espaço percorrido:
\begin{equation*} \txt{velocidade} \ \propto \ \txt{espaço percorrido} \pt \end{equation*}No Exemplo 1 utilizamos setas para cima ou para baixo para ajudar na identificação da proporcionalidade: setas de mesmo sentido indicam proporcionalidade direta.
Se $x$ e $y$ são diretamente proporcionais,
há uma constante de proporcionalidade
ou,
\begin{equation} y = kx \pt \end{equation}
Como você pode ter suspeitado,
a proporcionalidade direta possui o comportamento de uma
função linear
de coeficiente angular igual a
Dada a seguinte relação entre $U$ e
podemos dizer que $U$ é diretamente proporcional a $d$
com constante de proporcionalidade
Proporção inversa
A proporção inversa ocorre sempre que as grandezas forem inversamente proporcionais: ao aumentar uma, a outra diminui na mesma proporção; ao diminuir uma, a outra aumenta na mesma proporção.
Dado um carro de aceleração nula, quanto maior a velocidade, menor o tempo de viagem,
\begin{equation*} \uparrow \txt{velocidade} \ \downarrow \txt{tempo} \vg \end{equation*}ou, quanto menor a velocidade, maior o tempo de viagem,
\begin{equation*} \downarrow \txt{velocidade} \ \uparrow \txt{tempo} \vg \end{equation*}e, portanto, a velocidade desse carro é inversamente proporcional ao tempo de viagem:
\begin{equation*} \txt{velocidade} \ \propto \ \frac{1}{\txt{tempo}}\pt \end{equation*}No Exemplo 3 utilizamos setas opostas e o inverso do tempo para indicar proporcionalidade inversa — daí o nome proporção inversa.
Agora, se $x$ e $y$ são inversamente proporcionais,
também há uma constante de proporcionalidade
ou,
\begin{equation} y = \frac{k}{x} \pt \end{equation}
Dada a seguinte relação entre $W$ e
podemos dizer que $W$ é inversamente proporcional a $r$
com constante de proporcionalidade
Outras proporções
De forma geral, quando o valor de $y$ depende do valor de
Dada a seguinte relação entre $F$ e
podemos dizer que $F$ é proporcional ao quadrado de
Dada a seguinte relação entre $x$ e
podemos dizer que $y$ é proporcional à
quinta potência
de
Palavras finais
Com o tempo você perceberá a importância deste conteúdo. Sempre que houver a necessidade de estimar ou aproximar resultados de problemas físicos, a proporção poderá estar presente.
Para que você domine o assunto, resolva a lista de exercícios sobre proporcionalidade. Bons estudos.
Notas
Nenhum comentário:
Postar um comentário