Anúncio

ENEM 2017 - Questão resolvida #36 (Libras)

(ENEM 2017) Um guindaste eletromagnético de um ferro-velho é capaz de levantar toneladas de sucata, dependendo da intensidade da indução magnética em seu eletroímã. O eletroímã é um dispositivo que utiliza corrente elétrica para gerar um campo magnético, sendo geralmente construído enrolando-se um fio condutor ao redor de um núcleo de material ferromagnético (ferro, aço, níquel, cobalto).

Para aumentar a capacidade de carga do guindaste, qual característica do eletroímã pode ser reduzida?


Os guindastes eletromagnéticos atraem sucatas através da geração de um forte campo eletromagnético. Quanto maior a intensidade do campo, maior a atração magnética.

Assim, dado um eletroímã de comprimento $L$ composto por um núcleo de permeabilidade magnética relativa $\mu$, ao redor do qual um fio condutor com corrente $i$ dá $N$ voltas, a intensidade $B$ do campo magnético gerado é

\begin{equation} \begin{aligned} B &= \mu i \frac{N}{L} \pt \end{aligned} \end{equation}

Através da Equação (1), podemos concluir que para aumentar $B$, devemos aumentar $\mu$, $i$ ou $N$, ou reduzir $L$; com isso, podemos descartar as alternativas d e e.

Por outro lado, ao reduzirmos a distância entre as espiras, estaremos diminuindo o comprimento $L$ do eletroímã e, consequentemente, aumentando $B$; o que nos leva a concluir que a alternativa correta é a b.

Ainda, considerando que a densidade linear de espiras é a razão entre o número de espiras e o comprimento do eletroíma, $d=N/L$, podemos reescrever a Equação (1) como

\begin{equation} B = \mu i d \end{equation}

para concluir que estaremos diminuindo $B$ ao diminuirmos $d$; motivo pelo qual podemos descartar a alternativa c.

Mais que isso, e para finalizar, vamos considerar que o fio possui resistência $R$, resistividade $\rho$, comprimento $l$ e área da seção transversal $A$. Assim, da segunda lei de Ohm, temos:

\begin{equation} R = \frac{\rho l}{A} \implies A= \frac{\rho l}{R} \pt \end{equation}

Então, para uma determinada tensão $V$, podemos escrever $V=Ri$, ou ainda $R=V/i$, de forma que, após substituirmos tal resultado na Equação (3), podemos chegar a

\begin{equation} A= \rho l \frac{i}{V} \vg \end{equation}

através da qual rapidamente concluímos que, ao reduzirmos o diâmetro do fio (através de uma diminuição de sua área $A$), estaremos diminuindo $i$ e, como consequência, voltando à Equação (1), $B$ seria menor; o que também invalida a alternativa a.

Resposta: b.



Nenhum comentário:

Postar um comentário