Anúncio

ENEM 2017 - Questão resolvida #31 (Libras)

(ENEM 2017) No Hemisfério Sul, o solstício de verão (momento em que os raios solares incidem verticalmente sobre quem se encontra sobre o Trópico de Capricórnio) ocorre no dia 21 ou 23 de dezembro. Nessa data, o dia tem o maior período de presença de luz solar. A figura mostra a trajetória da luz solar nas proximidades do planeta Terra quando ocorre o fenômeno ótico que possibilita que o Sol seja visto por mais tempo pelo obervador.

Observador na Terra olhando para o horizonte enquanto que a trajetória da luz solar sofre refração na atmosfera

Qual é o fenômeno ótico mostrado na figura?


O fenômeno ótico responsável por alterar a trajetória de raios de luz, quando estes atravessam meios distintos, é conhecido como refração. No problema em questão, a grandeza física associada a esse fenômeno é o índice de refração, já que meios com densidades distintas podem possuem índices de refração distintos.

Ilustração da refração de um raio solar ao atravessar por várias camadas de ar
Figura 1. Ilustração do fenômeno de refração da luz solar na atmosfera. O raio de luz solar está representado em vermelho, o observador pelo ponto $\mathrm{O}$ e o Sol pelo ponto $\mathrm{A}$. A reta tracejada que parte do ponto $\mathrm{O}$ e vai até o $\mathrm{B}$ representa a linha do horizonte.

Na atmosfera da Terra, a densidade do ar (e o índice de refração) diminui à medida que nos afastamos do solo. Assim, conforme ilustrado na Figura 1, a trajetória de um raio solar (em vermelho) sofre uma refração sempre que adentra uma nova camada de ar (pontos azuis) e, segundo a lei de Snell, tal refração altera sua direção de propagação.

No conjunto da obra, conforme Figura 1, um observador situado no ponto $\mathrm{O}$ poderá ver o objeto (o Sol), que está no ponto $\mathrm{A}$, mesmo que este esteja abaixo do seu campo de visão (linha tracejada em preto).

Resposta: a.



Nenhum comentário:

Postar um comentário