Anúncio

Fundamentos da cinemática (exercícios nível médio)

Carro com uma seta apontando a direção do movimento

Resolva os exercícios a seguir para fixar o conteúdo do resumo sobre fundamentos da cinemática. Bons estudos.


1. Um engenheiro utiliza marcações em uma parede para medir o comprimento vertical de uma janela retangular. Como esquematizado na figura abaixo, as marcações compostas por traços (A) têm início no piso e fim no teto; as compostas por pontos (B) se iniciam acima do piso mas também se encerram no teto.

Dois tipos de marcações verticias e uma janela na parede

Com base no enunciado, assinale a alternativa mais correta.


2. (CEFET-SC 2012) Hoje sabemos que a Terra gira ao redor do Sol (sistema heliocêntrico), assim como todos os demais planetas do nosso sistema solar. Mas na Antiguidade, o homem acreditava ser o centro do Universo, tanto que considerava a Terra como centro do sistema planetário (sistema geocêntrico). Tal consideração estava baseada nas observações cotidianas, pois as pessoas observavam o Sol girando em torno da Terra.

É correto afirmar que o homem da Antiguidade concluiu que o Sol girava em torno da Terra devido ao fato que:


3. (CEFET-MG 2018) Sobre os conceitos de referencial, posição, velocidade e aceleração, fundamentais para o estudo dos movimentos em Ciências, afirma-se, corretamente, que o conceito de


4. Em um campo aberto, para sair de uma certa árvore (A) e chegar a uma outra árvore (B), é preciso percorrer $80 \ \mathrm{m}$ em linha reta numa certa direção e, depois, mais $60 \ \mathrm{m}$ em linha reta numa direção perpendicular à anterior. Assinale a alternativa que corresponde respectivamente ao espaço percorrido e ao módulo do vetor deslocamento.


5. (UFC 2003 adaptado) A figura a seguir mostra o mapa de uma cidade em que as ruas retilíneas se cruzam perpendicularmente e cada quarteirão mede $100 \ \mathrm{m}$. Você caminha pelas ruas a partir de sua casa, na esquina $\mathrm{A}$, até a casa de sua avó, na esquina $\mathrm{B}$. Dali segue até sua escola, situada na esquina $\mathrm{C}$. A menor distância que você caminha e a distância em linha reta entre sua casa e a escola são, respectivamente:

Malha quadrada representando o mapa de uma cidade de ruas retilíneas verticais e horizontais


6. Duas partículas se deslocam a velocidades constantes ao longo de um eixo horizontal $x$. Em um dado instante, a partícula A, cujo módulo da velocidade é $10{,}0 \ \left. \mathrm{m} \middle/ \mathrm{s} \right.$, está na posição $x = 50{,}0 \ \mathrm{m}$; e a partícula B, cujo módulo da velocidade é $20{,}0 \ \left. \mathrm{m} \middle/ \mathrm{s} \right.$, está na posição $x = 5{,}0 \ \mathrm{m}$. A partir do referido instante, após quanto tempo as partículas se encontram no espaço, e em que posição do eixo $x$ isso ocorre?


7. (UFC 2010) Duas pessoas pegam simultaneamente escadas rolantes, paralelas, de mesmo comprimento $l$ em uma loja, sendo que uma delas desce e a outra sobe. A escada que desce tem velocidade $V_\mathrm{A} = 1 \ \left. \mathrm{m} \middle/ \mathrm{s} \right.$ e a que sobe é $V_\mathrm{B}$. Considere o tempo de descida da escada igual a 12 s. Sabendo-se que as pessoas se cruzam a 1/3 do caminho percorrido pela pessoa que sobe, determine:

a) a velocidade $V_\mathrm{B}$ da escada que sobe.

$0{,}5 \ \left. \mathrm{m} \middle/ \mathrm{s} \right.$

b) o comprimento das escadas.

$12 \ \mathrm{m}$

c) a razão entre os tempos gastos na descida e na subida das pessoas.

$1/2$

8. (UTFPR 2015) Um determinado veículo parte do repouso e aumenta sua velocidade até $20{,}0 \ \left. \mathrm{m} \middle/ \mathrm{s} \right.$ em $6{,}0 \ \mathrm{s}$. Depois disso, mantém os mesmos $20{,}0 \ \left. \mathrm{m} \middle/ \mathrm{s} \right.$ por mais $4{,}0 \ \mathrm{s}$. É correto afirmar que o módulo da aceleração média desse veículo entre $0$ e $10 \ \mathrm{s}$, em $\left. \mathrm{m} \middle/ \mathrm{s}^2 \right.$, é igual a:


9. Em um determinado instante inicial, um objeto que se movimenta livremente com velocidade constante em um plano $xy$ possui velocidades média de $3{,}0 \ \left. \mathrm{m} \middle/ \mathrm{s} \right.$ ao longo do eixo $x$ e $4{,}0 \ \left. \mathrm{m} \middle/ \mathrm{s} \right.$ ao longo do eixo $y$. Qual o valor do módulo de seu deslocamento após um intervalo de $10{,}0 \ \mathrm{s}$?




Nenhum comentário:

Postar um comentário