Tudo que pode ser mensurado, direta ou indiretamente, é uma grandeza física. Essas grandezas podem ser classificadas em dois tipos: escalares e vetoriais.
Grandezas escalares
Toda grandeza que pode ser totalmente descrita através de um valor numérico seguido de uma unidade é uma grandeza escalar. O valor numérico é a intensidade da grandeza e a unidade faz referência ao sistema métrico utilizado.
Ao afirmar que a massa de uma certa rocha é
Podemos citar, como exemplos de grandezas escalares, massa, temperatura, volume, tempo, trabalho e energia.
Grandezas vetoriais
Já as grandezas vetoriais, além de um valor numérico e uma unidade, necessitam de duas informações extras para ficarem completamente descritas: direção e sentido.
Se soubermos apenas que um barco está se movendo a $60 \ \left.\textrm{km}\middle/\mathrm{h}\right.$ no mar, não podemos prever seu destino, para isso ainda é preciso conhecer a direção e o sentido da velocidade.
A direção nos informa a reta em que o movimento acontece: é na vertical? é na horizontal? é inclinado a $10\gr$ com relação ao solo?
Definida a direção, precisamos ainda saber o sentido do movimento: é para frente? é para trás? é do norte para o sul? é para a esquerda?
Assim, se nos afirmarem que um barco está navegando a
Grandezas que, além do valor escalar, necessitam dessas duas informações extras, direção e sentido, para descrevê-las, são chamadas de vetoriais. Velocidade, força, aceleração, campos elétrico e magnético e quantidade de movimento são exemplos de grandezas vetoriais.
Palavras finais
Apesar de ser um resumo curto, ele é fundamental para dominar muitos conceitos físicos.
Você pode memorizar a diferença entre grandezas escalares e vetoriais resolvendo a lista de exercícios sobre grandezas. Bons estudos.
Parabéns!!!
ResponderExcluirObrigado 😉
Excluir