Enem 2021 - Questão resolvida #05

(Enem 2021) Duas esferas carregadas com cargas iguais em módulo e sinais contrários estão ligadas por uma haste rígida isolante na forma de haltere. O sistema se movimenta sob ação da gravidade numa região que tem um campo magnético horizontal uniforme ($\vec{B}$), da esquerda para a direita. A imagem apresenta o sistema visto de cima para baixo, no mesmo sentido da aceleração da gravidade ($\vec{g}$) que atua na região.

Visto de cima, o diagrama esquemático das forças magnéticas que atuam no sistema, no momento inicial em que as cargas penetram na região de campo magnético, está representado em



Dado uma carga $q$ de velocidade $\vec{v}$ na presença de um campo magnético $\vec{B}$, a direção e o sentido da força magnética $\vec{F}$ dependem das direções e sentidos de $\vec{v}$ e $\vec{B}$ e do sinal da carga — se a carga for negativa, o sentido da força é invertido.

Então, para a carga positiva sob ação da gravidade, a direção da velocidade é igual a direção da gravidade. Assim, ao penetrar no campo magnético, ela sofre ação de uma força cuja direção, dada pela regra da mão esquerda, é vertical, e cujo sentido, influenciado pelo sinal da carga, é para baixo, como destacado em vermelho na Figura 1.

Figura 1. Força resultante $\vec{F}$ (vermelho) em uma carga positiva $q$ com velocidade $\vec{v}$ (azul) devido a imersão em um campo magnético $\vec{B}$ (preto).

Já para a carga negativa também sob ação da gravidade, ao penetrar em $\vec{B}$, sofre ação de uma força cuja direção, dada pela regra da mão esquerda, é vertical, e cujo sentido, influenciado pelo sinal negativo da carga, é para cima, como ilustrado na Figura 2.

Figura 2. Força resultante $\vec{F}$ (vermelho) em uma carga negativa $q$ com velocidade $\vec{v}$ (azul) devido a imersão em um campo magnético $\vec{B}$ (preto).

Por fim, juntando as duas informações, as cargas se movimentarão em sentidos opostos: a positiva verticalmente para baixo e a negativa verticalmente para cima.

Resposta: a.


Nenhum comentário:

Postar um comentário