(Enem 2020) Em uma usina geradora de energia elétrica, seja através de uma queda-d'água ou através de vapor sob pressão, as pás do gerador são postas a girar. O movimento relativo de um ímã em relação a um conjunto de bobinas produz um fluxo magnético variável através delas, gerando uma diferença de potencial em seus terminais. Durante o funcionamento de um dos geradores, o operador da usina percebeu que houve um aumento inesperado da diferença de potencial elétrico nos terminais das bobinas.
Nessa situação, o aumento do módulo da diferença de potencial obtida nos terminais das bobinas resulta do aumento do(a)
A a energia produzida em uma usina é diretamente proporcional à velocidade com que suas pás giram. De imediato podemos concluir que a alternativa d) é a correta, pois, quanto mais rápido elas giram, maior o módulo da diferença de potencial obtida. Deixe-me aprofundar mais um pouco no assunto.
A lei de Faraday nos dá uma relação entre campo magnético
e a diferença de potencial $\varepsilon$ induzida por ele
num intervalo de tempo
onde $\Delta \Phi$ é a variação do fluxo magnético.
O fluxo magnético é o que mede a quantidade
de campo magnético $B$ que atravessa uma determinada área
com $\theta$ sendo o ângulo entre a área $A$ da bobina e o campo magnético
Note, na Equação (1), que para que tenhamos um aumento do módulo de
Das expressões (1) e (2), em módulo, temos:
\begin{equation} \varepsilon \ \propto \ \frac{B A \cos{\theta}}{t} \text{.} \end{equation}Numa usina, tanto a área $A$ das espiras do gerador quanto o ímã que gera o campo $B$ são fixos, não há como modificá-los a não ser que você construa um novo gerador. Com isso, na expressão (3), o ângulo e o tempo são os únicos parâmetros que podem ser alterados:
\begin{equation} \uparrow \varepsilon \ \propto \ B A \frac{\uparrow \cos{\theta}}{\downarrow t} \text{.} \end{equation}Diminuir o intervalo de tempo e/ou aumentar a variação do ângulo significa aumentar a velocidade com que o eixo do gerador gira; e aumentar essa velocidade angular implica em aumentar a rapidez com que o fluxo se altera.
Resposta: d.
Nenhum comentário:
Postar um comentário