(Enem 2019) A figura mostra, de forma esquemática, uma representação comum em diversos livros e textos sobre eclipses. Apenas analisando essa figura, um estudante pode concluir que os eclipses podem ocorrer duas vezes a cada volta completa da Lua em torno da Terra. Apesar de a figura levar a essa percepção, algumas informações adicionais são necessárias para se concluir que nem o eclipse solar, nem o lunar ocorrem com tal periodicidade.
A periodicidade dos eclipses ser diferente da possível percepção do estudante ocorre em razão de
Os dois eclipses que um estudante pode erroneamente intepretar a cada volta da Lua em torno da Terra estão representados na Figura 1. O primeiro eclipse ocorreria de dia, quando a Lua passasse em frente ao Sol e projetasse sua sombra na Terra. Já o segundo ocorreria à noite, quando a Terra impedisse que o Sol iluminasse a Lua.
Mas esses eclipses não ocorrem com tanta frequência justamente pelo motivo de que, para ocorrerem, os três astros precisam estar alinhados: o Sol, a Terra e a Lua. Este alinhamento nem sempre ocorre pois a órbita da Terra em torno do Sol acontece em um plano diferente da órbita da Lua em torno da Terra, há uma inclinação entre esses planos.
Figura 2. Animação fora de escala ilustrando alguns aspectos dos movimentos da Terra e Lua. Fonte: Gastão B. Lima Neto, IAG/USP, 2020. Disponível em: http://www.astro.iag.usp.br/~gastao/ Acesso em: 09 fev. 2021. |
Resposta: b.
explicação ótima, obrigada
ResponderExcluirOlá! Obrigado pelo comentário.
Excluirotima explicação, valeu prof
ResponderExcluirDisponha! 🤓
Excluirobrigada pela explicação!
ResponderExcluirOi, Tássia. Disponha! Sucesso! 🚀
Excluir