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Macetes algébricos (exercícios nível médio)

Sala de aula com lousa cheia de símbolos irreconhecíveis

Faça matemágica com os exercícios selecionados abaixo e divirta-se.


1 Coloque o número $4$ em evidência nas expressões abaixo.

a) $ 4 + 12x $

$4(1+3x)$

b) $ 12x -16y + 8 $

$4(3x-4y+2)$

c) $ (4x)^2 - 20 $

$4(4x^2-5)$

d) $ (2x+6)^2 $

$4(x^2+6x+9)$


2 Realize as multiplições abaixo.

a) $ 420 \cdot 0{,}2 $

$84$

b) $ 0{,}01 \cdot 112 $

$1{,}12$

c) $ 3\,400 \cdot 0{,}06 $

$204$

d) $ 1{,}34 \cdot 1\,000 $

$1\,340$


3 Efetue as divisões abaixo.

a) $ \frac{0{,}008}{0{,}002} $

$4$

b) $ \frac{2}{0{,}001} $

$2\,000$

c) $ \frac{7\,500}{1\,000} $

$7{,}5$

d) $ \frac{8\,200}{200} $

$41$


4 Nas expressões abaixo, coloque um número em evidência de forma a cancelar o denominador, como feito no Exemplo 4-1.

Exemplo 4-1
\begin{equation*} \begin{split} \require{cancel} \frac{2x+4}{2} &= \frac{2(x+2)}{2} \\ &= \frac{\cancel{2}(x+2)}{\cancel{2}} \\ &= x+2 \end{split} \end{equation*}

a) $ \frac{9x+21}{3} $

$3x+7$

b) $ \frac{x^2+x}{x} $

$x+1$

c) $ \frac{120 + 0{,}1 \cdot 10^2 }{100} $

$1{,}2+0{,}1$

d) $ \frac{10^4+10^{-2}}{100} $

$10^2+10^{-4}$


5 (FGV-SP 2003 adaptado) Se $x = 3\,200\,000$ e $y = 0{,}00002$, então $xy$ vale:




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