Neste primeiro resumo de nível médio, veremos algumas regras da matemática que determinam quais das operações básicas devem ser calculadas primeiro: parênteses, multiplicação, divisão, adição ou subtração.
Mais e menos
Antes de começarmos, vale a pena ressaltar algo que você provavelmente já deve estar cansado de saber:
-
números precedidos do símbolo de mais,
$+$, ou de nenhum símbolo, são positivos (exemplos:$ +2 $, $ 7 $, $+1{,}5$); -
números precedidos do símbolo de menos,
$-$, são negativos (exemplos:$-3 $, $-9{,}8$, $-11$); -
as multiplicações podem ser representadas pelos símbolos
$ \cdot $ e
$ \times $; -
as divisões podem ser representadas pelos símbolos
$ / $, $ : $ e$ \div $.
Parênteses
Prioridade deve ser dada aos parênteses, cujo par é representado por
Como um primeiro exemplo,
vamos encontrar o resultado da expressão
Se houver dois ou mais pares de parênteses no mesmo nível, qualquer um poderá ser resolvido primeiro.
Vamos calcular
Note que a conta a seguir leva ao mesmo resultado:
\begin{equation*} (4+1) \times (2+2) \\ (4+1) \times 4 \\ 5 \times 4 \\ 20 \pt \end{equation*}
Os pares de parênteses mais externos podem ser trocados por
chaves,
Vamos calcular a expressão
Note, através do Exemplo 3, que a prioridade é a mesma: sempre partir do par mais interno.
Multiplicação e divisão
Depois dos parênteses, devemos dar prioridade às operações de multiplicação e divisão. Podemos começar por qualquer uma das duas.
Neste exemplo, vamos calcular
A conta abaixo leva ao mesmo resultado:
\begin{equation*} 2 \cdot {4/2} + 1 \\ 8/2 + 1 \\ 4 + 1 \\ 5 \pt \end{equation*}Adição e subtração
Por fim, as últimas operações a serem realizadas são as de adição e subtração. Podemos começar por qualquer uma delas.
Observe, a seguir, uma maneira de encontrar o resultado de
Regra de sinais
Quando dois ou mais sinais estiverem competindo, podemos, dois a dois, transformá-los em um único sinal, seguindo as informações da Tabela 1.
Sinais | Resultado |
---|---|
Dois sinais iguais resultam em sinal positivo,
Abaixo, calcularemos $-3 \times (3-5) + 4 \times(-3)$ para mostrar como podemos trabalhar com os sinais.
\begin{equation*} -3 \times (3-5) + 4 \times(-3) \\ -3 \times (-2) + 4 \times(-3) \\ 6 + 4 \times(-3) \\ 6-12\\ -6 \end{equation*}Problema resolvido
Vamos calcular a expressão abaixo.
$$ ((3 + 4)+10 \div 2 - 2 \times 1)\times (3-1) $$Começaremos calculando o par de parênteses mais interno:
$$ (7 + 10 \div 2 - 2 \times 1) \times (3-1) \pt $$Podemos prosseguir para qualquer par de parênteses restante. Vamos partir para o da direita:
$$ (7 + 10 \div 2 - 2 \times 1) \times 2 \pt $$Agora, trabalharemos dentro do par da esquerda. Devemos dar prioridade às multiplicações e divisões:
$$ (7 + 5 - 2) \times 2 \pt$$Ainda:
$$ 10 \times 2 \pt $$E, por fim, a ultima operação:
$$ 20 \pt $$Palavras finais
Em algum momento, pode ser que você se depare com alguma expressão mal escrita, $3\ / \ 4 \times 2 $ por exemplo, e isto fará com que fique em dúvida. Nesse caso, a culpa não é sua. Então, como sugestão, resolva a expressão no sentido ocidental de leitura (da esquerda para a direita).
Para assimilar os conceitos, resolva os exercícios sobre ordem de operações aritméticas. Bons estudos.
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