Anúncio

ENEM 2018 - Questão resolvida #16

(ENEM 2018) Talvez você já tenha bebido suco usando dois canudinhos iguais. Entretanto, pode-se verificar que, se colocar um canudo imerso no suco e outro do lado de fora do líquido, fazendo a sucção simultaneamente em ambos, você terá dificuldade em bebê-lo.

Essa dificuldade ocorre porque o(a)


É necessário que haja uma diferença de pressão para que o fluido se movimente. No caso de apenas um canudo, Figura 1, ao fazer sucção, a pressão no interior da boca ($p_\text{boc}$) se torna menor que a pressão atmosférica que atua sobre o suco ($p_\text{atm}$), isso faz com que o fluido se movimente.

Sucção de líquido com um canudo dentro do copo
Figura 1. Ingestão de líquido através de um canudo. O líquido sobe sempre que a pressão no interior da boca for menor que a atmosférica.

Na presença de outro canudo, Figura 2, ao fazer sucção, a pressão no interior da boca se iguala à pressão atmosférica presente na outra extremidade do segundo canudo. Não havendo diferença de pressão entre o suco e a boca, o líquido não flui.

Sucção de líquido com dois canudos, um dentro e outro fora do copo
Figura 2. Ingestão de líquido através de dois canudos, um deles está fora do copo. O líquido não sobe pois a pressão no interior da boca é igual à pressão atmosférica.

O resultado seria o mesmo se, ao invés de adicionarmos um segundo canudo, fizéssemos sucção com a boca ligeiramente aberta.

Resposta: e.



Nenhum comentário:

Postar um comentário