(ENEM 2018) Em desenhos animados é comum vermos a personagem tentando impulsionar um barco soprando ar contra a vela para compensar a falta de vento. Algumas vezes usam o próprio fôlego, foles ou ventiladores. Estudantes de um laboratório didático resolveram investigar essa possibilidade. Para isso, usaram dois pequenos carros de plástico, A e B, instalaram sobre estes pequenas ventoinhas e fixaram verticalmente uma cartolina de curvatura parabólica para desempenhar uma função análoga à vela de um barco. No carro B inverteu-se o sentido da ventoinha e manteve-se a vela, a fim de manter as características físicas do barco, massa e formato da cartolina. As figuras representam os carros produzidos. A montagem do carro A busca simular a situação dos desenhos animados, pois a ventoinha está direcionada para a vela.
Com os carros orientados de acordo com as figuras,
os estudantes ligaram as ventoinhas,
aguardaram o fluxo de ar ficar permanente e determinaram os módulos das velocidades médias dos carros
A
A respeito das intensidades das velocidades médias e do sentido de movimento do carro A, os estudantes observaram que:
Vamos resolver utilizando o conceito de conservação do momento linear.
Nosso sistema é formado pelo conjunto carro–ar inicialmente em repouso.
Isto é, inicialmente, a intensidade do momento linear é
Analisando o carro B, conforme Figura 1,
a ventoinha é responsável pelo surgimento do momento do ar
Fonte: releitura de conteúdo da prova do ENEM.
Para que haja conservação, o momento total no instante inicial
Analisando o carro A, no instante em que a ventoinha é ligada, o ar possui momento $\vec{p}_\text{ar}$ para a direita e, consequentemente, o carro possui momento $\vec{p}'$ em sentido oposto, como ilustrado na Figura 2. Não estamos muito interessados nesta situação pois ela não nos fornece a velocidade final do carro.
Fonte: releitura de conteúdo da prova do ENEM.
Ainda para o carro A, no instante em que o fluxo de ar fica permanente, temos a situação em que, após colidir-se com a vela, parte do ar é refletida para a esquerda com momento $\vec{p}_\text{ar}^\text{r}$ e parte se dissipa ou dispersa para outras direções. Em contrapartida, o carro detém momento para a direita, como ilustrado na Figura 3. Observe que estamos considerando que todo ar que a ventoinha sopra atinge a vela.
Fonte: releitura de conteúdo da prova do ENEM.
Considerando que a intensidade do momento linear do carro A no instante inicial é
Ainda, uma vez que parte do ar se perdeu após a colisão com a vela, diminuindo a intensidade de seu momento, temos que
\begin{equation} p_\text{ar}^\text{r} < p_\text{ar} \end{equation}e, como consequência, ao utilizarmos os resultados das Equações (1) e (2),
\begin{equation} \begin{aligned} p_\text{ar}^\text{r} &< p_\text{ar} \\ mV_\text{A} &< mV_\text{B} \\ V_\text{A} &< V_\text{B} \pt \end{aligned} \end{equation}Por fim, podemos concluir que os dois carros se movimentam para a direita e que o carro A detém velocidade menor que o carro B.
Para complementar, o professor Fernando Lang da Silveira explicou a física de um barco à vela com um ventilador acoplado [1], respondeu se de fato um barco à vela com um ventilador acoplado se desloca ou não [2] e também, junto a Antonio Endler e Eloir de Carli, publicou um artigo acerca do assunto [3]. Ainda, o Vídeo 1 a seguir contém um experimento realizado também por ele.
Fonte: Eloir De Carli, Barco a vela com ventilador, 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fs7gXW6AHjc. Acesso em: 26 abr. 2019.
Resposta: b.
Referências
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