(ENEM 2017) Dispositivos eletrônicos que utilizam materiais de baixo custo, como polímeros semicondutores, têm sido desenvolvidos para monitorar a concentração de amônia (gás tóxico e incolor) em granjas avícolas. A polianilina é um polímero semicondutor que tem o valor de sua resistência elétrica nominal quadruplicado quando exposta a altas concentrações de amônia. Na ausência de amônia, a polianilina se comporta como um resistor ôhmico e a sua resposta elétrica é mostrada no gráfico.
O valor da resistência elétrica da polianilina na presença de altas concentrações de amônia, em ohm, é igual a
O gráfico do enunciado relaciona a corrente com a diferença de potencial na ausência de amônia. Utilizando a Lei de Ohm podemos extrair o valor da resistência:
\begin{equation} U = R i \implies R=\frac{U}{i} \pt \end{equation}Escolhendo um ponto qualquer da curva, $2{,}0 \ \mathrm{V}$ e $4{,}0 \times 10^{-6} \ \mathrm{A}$ por exemplo, a resistência do polímero, na ausência da amônia, é:
\begin{align} \begin{split} R &= \frac{2{,}0}{4{,}0 \cdot 10^{-6}} \\ &= 0{,}5 \times 10^{6} \ \Omega \pt \end{split} \end{align}
Na presença da amônia, como o enunciado ressalta, a resistência tem seu valor quadruplicado.
Então, ao multiplicar o resultado da Equação (2) por
Resposta: e.
Nenhum comentário:
Postar um comentário